Muitas bailarinas que dizem ter ‘pés planos’, na verdade, têm pés que aparentam ser planos porque têm ligamentos muito hiper-extensos e ainda não sabem utilizar os pequenos músculos dos pés, para controlarem o arco plantar. Quando o pé ‘rola internamente’, chama-se de pronação. É comum utilizar-se ortóteses na escola ou em sapatilhas de corrida, para ajudar a controlar a posição dos pés. Este tipo de pé pode ficar fantástico em pontas quando é muito forte, contudo, não deves progredir para as pontas enquanto o teu pé ainda é fraco e ainda não és capaz de controlar a correcta posição do arco plantar.
Este tipo de pé muitas vezes tem uma aparência bonita (ou muito bonita!) na posição de meia-ponta, porém, o arco irá abater quando desces dum rise. Necessitas de realizar muitos exercícios específicos de fortalecimento do arco plantar e de controlo isolado dos músculos que suportam e controlam os dedos, antes de iniciares o trabalho de pontas. Bailarinas que tenham este formato de pé, geralmente, têm muita mobilidade em outras partes do corpo, particularmente com hiperextensão dos joelhos e costas flexíveis.
Para avaliar adequadamente ‘pés planos’ é preciso aptidão e prática, e, é idealmente realizado por um profissional de saúde treinado. Em vez de simplesmente olhar para o arco, é importante verificar toda a estrutura e força do pé, para avaliar o quanto pode ser corrigido através de exercícios de fortalecimento.